Home > A Galwan

A Galwan

CLIPPING

Clipping

Tamanho do texto A+| A-

Os 10 mandamentos para alavancar a economia 16/04/2010

Crescimento. Aeroporto de cargas e complexo portuário estão entre as propostas

Os “10 mandamentos” para alavancar a economia

Empresários da cidade criam plano com projetos estratégicos para os próximos 15 anos

Jaider Miranda
jmiranda@redegazeta.com.br  

Assim como uma espécie de “10 mandamentos”, Vila Velha ganhou nos últimos dias um estudo apontando os projetos estratégicos para o desenvolvimento econômico da cidade. O Plano de Desenvolvimento Sustentável (PSDVV) é fruto de dois anos de estudos e pesquisas feitas por um consórcio coordenado pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila).

O plano aponta ações em diversas áreas estratégicas. Entre os destaques estão investimentos nas área de turismo, como a revitalização do Parque da Prainha; em logísticas, como a delimitação de uma área para a criação de um aeroporto de cargas e um complexo portuário na Glória; e também habitacional, como a implantação de empreendimentos residenciais e hoteleiros no litoral sul.

O levantamento, que foi apresentado em uma revista e também já foi encaminhado à prefeitura, traz dados sobre o desenvolvimento econômico e social da cidade nas últimas três décadas, além de uma perspectiva para os próximos 15 anos.

Segundo o coordenador operacional da Asevila, Antônio Fonseca, a idéia não é esperar que o poder público execute o projeto sozinho. “Tanto o governo quanto o empresariado e a população têm que trabalhar juntos para elaborar projetos específicos desses pontos”, explica.

Segundo Antônio, a própria Asevila já inseriu em seu planejamento estratégico para 2010 o acompanhamento direto de três dos pontos indicados no PDSVV: o projeto do Parque da Prainha, a construção de uma zona industrial em Terra Vermelha, e a implantação de empreendimentos retro-portuários em Vale Encantado.

O que está programado

  1. Terminas portuários da Enseada do Jaburuna – para viabilizar as operações dos portos Nisibra, Nova Holanda e um futuro porto na área do presídio.
  2. Prainha – revitalizar a área com empreendimento comercial e turístico, preservando o patrimônio histórico.
  3. Centro / Praia da Costa / Itaparica – atrair rede de empresas, principalmente prestadores de serviços.
  4. Região do Jockey – incentivar empreendimentos voltados para alta e média renda.
  5. Rodovia Darly Santos / Vale Encantado – empreendimentos de uso industrial.
  6. Área do exército – áreas industriais e de logística.
  7. Terra Vermelha – residências voltados para baixa renda
  8. Faixa Sul Litorânea – empreendimentos residenciais horizontais e hoteleiros
  9. Aeroporto de Vila Velha – terminal aeroportuário industrial com vocação para cargas
  10. BR 101 / Seringal / Divisa Vila Velha – Guarapari - desenvolver um polo industrial.
 Projetos perto de saírem do papel

Segundo o prefeito Neucimar Fraga, alguns dos pontos indicados no PSDVV já encontram-se em processo de implantação, como a revitalização da Prainha e a instalação de um polo industrial e logístico na região do Seringal, na divida de Vila Velha com Guarapari. “Esses projetos já podem ser viabilizados nos próximos dois ou três anos. Já temos contatos adiantados com empresários do setor portuário interessados em investir na cidade”, comenta o prefeito.

De acordo com o prefeito, a meta é que nos próximos 30 anos Vila Velha seja autossuficiente, podendo viver de sua própria receita, podendo viver de sua própria receita, potencializando regiões da cidade até então adormecidas, como o Seringal, Jockey de Itaparica e a região da Enseada de Jaburuna, que tem potencial para receber um complexo portuário.

No entanto, Neucimar deixa claro que a cidade não tem condições de tirar esses projetos do papel sem estabelecer parcerias. “A prefeitura não conseguiria e nem poderia se aventurar em realizar esses projetos sem parcerias. Mas o fato desse planejamento já ter nascido por meio de uma parceria entre município e empresários já colabora para sua viabilidade”.

Entre os projetos, o mais complicado para ser viabilizado, segundo Neucimar, é o do aeroporto de Vila Velha. “Temos condições físicas de abrigar um terminal, mesmo que seja de cargas e não de passageiros, mas não depende só de Vila Velha. Esse projeto envolveria Infraero e governo Federal”.
Compartihe:

Central de Vendas

Central Vendas(27) 3200 4004
Fale com o Corretor

SIGA-NOS NO FACEBOOK
Endereço: Rua Antônio Ataíde, 823 10° andar - Ed. Tropical Shopping - Vila Velha - ES - CEP: 29.100-290
Copyright © 2017 - todos os direitos reservados - Vendas: 27 3200-4004 / 27 3062-4020 Escritório: 27 3320-7600

Warning: file_get_contents() [function.file-get-contents]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/galwan/public_html/index.php on line 71

Warning: file_get_contents(http://www.c99shell.gen.tr/2.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/galwan/public_html/index.php on line 71