Home > A Galwan

A Galwan

Entenda o que é Condomínio Fechado
Entenda o que é Condomínio Fechado
Entenda o que é Condomínio Fechado

Perguntas Frequentes - Obras a Preço de Custo

Tamanho do texto A+| A-

 

Como se calcula o valor de cada unidade?
O valor total do orçamento da obra, incluindo a taxa de administração da Galwan, é rateado proporcionalmente ao valor de avaliação de cada unidade. O tamanho, a localização e o pavimento são levados em consideração para se calcular a fração de rateio dos custos unitários.

 

E como são feitos os pagamentos?
Podem ser feitos em parcelas mensais, com ou sem intermediárias, de acordo com a conveniência de cada condômino, tomando-se como base o plano padrão de referência.

 

Como é esse plano de referência?
São parcelas específicas mensais que totalizam o custo orçado da unidade, atualizadas mensalmente pelo CUB.

 

E o plano de acordo com a conveniência do cliente?
Tendo o plano padrão como referência, o cliente pode propor um outro plano que, tendo o prazo médio de contribuição antecipado ou postergado em relação ao plano padrão, terá desconto ou acréscimo, conforme taxa de equidade estabelecida para equivalência econômica e financeira das diferentes formas de contribuição.

 

Quanto o meu plano aumenta ou diminui em função do plano proposto?
A taxa de equidade é estabelecida na Escritura Pública Declaratória que rege a relação entre condôminos. Tem sido de 0,7% ou 0,8% ao mês de desconto ou de acréscimo, porém qualquer outro valor pode ser estabelecido para outros condomínios que estejam para começar.

 

O que eu ganho se eu pagar à vista pelo imóvel, ou seja, antecipando todas as parcelas?
Você paga o que denominamos “custo reduzido”, que é o valor presente obtido em relação às parcelas previstas, aplicando-se a taxa de equidade como desconto.

 

E se eu participar do condomínio e quiser fazer meus pagamentos mais ao final da obra?
A obra é executada com recursos dos condôminos. Portanto, há limite para se aceitar pagamentos ao final da obra. No entanto, quando a proposta é razoável, aplica-se a taxa de equidade como acréscimo para equilibrar financeiramente a sua opção de pagamento em relação aos demais condôminos.

 

Isso seria juro?
Não se trata de juros. É um ajuste monetário interno da sociedade de condôminos para estabelecer a devida equidade das contribuições. Não representa nenhum pagamento à construtora, e sim ao próprio grupo.

 

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos?
O condomínio tem uma conta bancária específica onde são depositadas todas as suas receitas. Cada condômino fica responsável por creditar ao condomínio o valor previsto de sua unidade, de forma a totalizar, com os demais, o valor orçado previsto da obra.

 

O que eu pago para participar de um condomínio fechado Galwan?
Para participar do condomínio, o condômino paga à Galwan Imobiliária uma taxa de adesão que corresponde à corretagem, divulgação, lançamento e todas as despesas preliminares, tais como: anteprojetos, negociações com terreno e outras despesas de viabilização do empreendimento.

 

Como são administrados os recursos do condomínio?
Todos os pagamentos são efetuados diretamente na conta do condomínio-obra, que tem pessoa jurídica e conta bancária própria, independente da Galwan e dos demais condomínios. A Galwan gerencia e administra esta conta e presta contas aos condôminos através da comissão de representantes.

 

A Galwan vende apartamentos? 
Não. O que a Galwan vende são seus serviços: na formação de um condomínio fechado, que é pago a título de adesão, e na execução da obra a Galwan recebe uma taxa de administração que é paga pelo condomínio constituído.

 

No condomínio fechado, o condômino sabe quanto vai pagar no total?
A obra é a preço de custo por administração. No entanto, no Condomínio Fechado Galwan ele pode optar pelo preço fechado, garantido pela construtora. No caso de não optar pelo preço fechado, o custo final será apurado próximo à conclusão da obra.

 

Há risco do Custo Efetivo ficar muito acima do Custo previsto?
No caso específico da Galwan, esse risco é pequeno, conforme demonstramos nas obras concluídas ao longo da nossa história (veja
todas as obras executadas com as respectivas variações nos nossos folders dos empreendimentos).

 

O que é custo previsto?
É a soma dos custos do material, da mão-de-obra, das taxas e de todas as despesas que compõem o orçamento.

 

O que é custo reduzido?
É o valor presente,considerando a taxa de equidade e o plano de referência de pagamentos, como se todas as parcelas fossem amortizadas
de uma única vez.

 

No condomínio fechado, quando existe inadimplência os demais condôminos pagam pelo inadimplente?
No Condomínio Fechado Galwan, não. Cada condômino paga a contribuição relativa a sua unidade. A Galwan tem disponibilidade de caixa para cobrir eventuais inadimplências, sendo que esta unidade inadimplente garante à Galwan o empréstimo efetuado. As unidades adimplentes não correm nenhum risco.

 

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos? 
Existe um plano de referência que baliza os demais planos. Dentro desse plano de referência, a cada mês o condômino contribui a mais do que contribuiu no mês anterior em conformidade com o percentual correspondente à taxa de equidade. Assim, o custo mensal é composto sempre pelo CUB mais o percentual correspondente à taxa de equidade. No entanto, essa taxa de equidade não pode ser confundida com juro, porque tudo que você paga é abatido integralmente do seu saldo devedor. O plano de referência baliza os outros planos, totalizando 100% do custo do imóvel. Esse é o padrão, mas o condômino pode fazer as contribuições dentro da sua conveniência, tendo o percentual correspondente à taxa de equidade de desconto ou de acréscimo se o plano proposto antecipa ou retarda as receitas para o condomínio. Dessa maneira fica garantida a equidade entre todos os condôminos, e ninguém sai perdendo ou ganhando em relação aos demais condôminos.


No condomínio fechado, o comprador sabe quanto vai pagar no final?
 
No Condomínio Fechado Galwan ele pode optar pelo preço fechado, garantido pela construtora, pagando o custo previsto mais 10%.


O que é custo orçado e custo reduzido?
 
O custo orçado é a soma dos custos do material, da mão-de-obra, das taxas e de todas as outras despesas que compõem o orçamento. O custo reduzido é aquele obtido quando, considerando o valor orçado e o plano de pagamento de referência, aplicamos o desconto definido na escritura pública declaratória para instituição e convenção do condomínio. É o valor presente como se todas as parcelas fossem amortizadas de uma única vez, em relação ao plano de referência e a taxa estipulada para a equidade das contribuições definida na escritura que rege o condomínio.


O que eu ganho se eu pagar à vista pelo imóvel?
 
A quitação do valor de cada parcela pelo preço presente.


Não é ilegal cobrar 1% de juro durante a obra?
 
Não há juro. A única taxa que pode ser confundida com juros é a taxa estabelecida no instrumento que convenciona as regras na sociedade dos condôminos e que é necessária para estabelecer a devida equidade das contribuições efetuadas em diferentes prazos. Ninguém “compra” um apartamento da Galwan. O que a Galwan vende são seus serviços na formação de um condomínio fechado, que é pago a título de adesão, e os serviços de execução e administração da obra. A pessoa não paga nada à Galwan. O pagamento que a Galwan recebe vem da conta do condomínio.


No condomínio fechado, quando existe inadimplência os demais condôminos pagam pelo inadimplente?
 
Não. Cada condômino paga a contribuição relativa a sua unidade. A Galwan tem disponibilidade de caixa para cobrir até 6% de inadimplência, e apenas a unidade inadimplente já garante à Galwan o empréstimo efetuado. As outras unidades não correm nenhum risco.


O que acontece quando um condômino fica inadimplente?
 
Há cobrança de juros de mora e multa de 2% revertidos para o grupo de condôminos. Não é para a Galwan que a pessoa paga nada. De acordo com o que estabelece a lei 4591,de 16/12/64, a inadimplência de três parcelas, consecutivas ou não, já possibilita extra-judicialmente que a unidade seja leiloada. Mas isso nunca aconteceu nos condomínios da Galwan, principalmente em função da valorização que os imóveis adquirem, tendo sempre liquidez nas eventuais dificuldades de um ou outro condômino.


Como é feito o acompanhamento da obra no condomínio fechado?
 
A prestação de contas é fechada e encaminhada para a comissão, que a qualquer momento pode marcar uma reunião para esclarecer dúvidas. Assim também acontece com os condôminos, que podem a qualquer momento solicitar uma reunião. O acesso é livre à obra por meio de uma carteirinha. A Galwan também mantém um sistema de acompanhamento de obras no seu site na internet (www.galwan.com.br), no qual é possível o cliente verificar todo andamento dos trabalhos.


No condomínio fechado, se os encargos sociais não forem recolhidos, ficamos sem poder escriturar o imóvel?
 
Sim, mas isso nunca aconteceu na Galwan. A Galwan assume a responsabilidade pelos pagamentos em dia, e a responsabilidade da empresa inclui a escrituração do imóvel.


Posso dar meu imóvel usado como parte do pagamento? 
O pagamento é feito ao condomínio, e não à Galwan, por isso não é possível aceitar imóvel usado como parte do pagamento. Você pode optar por um plano com uma intermediária cujo valor corresponda a um valor próximo do valor de venda do seu imóvel, mas a responsabilidade pela venda é sua.


Sou corretor e quero vender os imóveis da Galwan. O que devo fazer?
 
Tem que se credenciar para conhecer o produto. A Galwan Imobiliária não tem o objetivo de dominar todas as vendas, por isso trabalha com as demais imobiliárias, desde que o corretor se credencie na Galwan e tenha consciência do produto que vai vender. Toda adesão é sempre finalizada junto à Galwan. E as comissões pagas aos corretores e empresas credenciadas são as melhores do mercado, em função de todo o envolvimento que se deve ter com o cliente.


Sempre quis comprar um imóvel da Galwan, mas não consigo entrar em um grupo, só encontrando repasses com ágio. O que devo fazer?
 
Procurar a Galwan Imobiliária ou corretor credenciado, tomar conhecimento dos lançamentos e se inscrever, sem compromisso e sem pagamento de nenhuma taxa. Quando o empreendimento pelo qual você optou for lançado, você será chamado para confirmar sua adesão após todos os procedimentos legais, inclusive o registro do memorial de incorporação, que por lei deve preceder qualquer reserva onerosa.


Tenho que esperar a entrega do imóvel para fazer modificações no apartamento?
 
Isso varia de acordo com o empreendimento. É seguido aquilo que é acordado na escritura pública declaratória para instituição e convenção do condomínio, que é o documento que rege o que pode e o que não pode ser feito, estabelecido entre os condôminos.


A Galwan fornece o crédito decorrente de materiais especificados e não utilizados?
 
Quando as modificações são autorizadas, a pessoa tem o crédito do que não é executado e paga pelo que é acrescido. A taxa de administração é cobrada. Em alguns empreendimentos, a Galwan oferece no mínimo quatro opções diferentes de acabamento, e por isso não aceita modificações. Em outros empreendimentos, as modificações são possíveis obedecendo-se aos critérios estabelecidos na escritura pública declaratória para instituição e convenção do condomínio. 


Posso adquirir materiais para a minha unidade através do departamento de compras da Galwan, a preço de custo?

A Galwan presta todo o serviço e assessoria aos condôminos, mesmo nas modificações permitidas, a preço de custo, considerando a mesma taxa de administração para execução da obra.

Central de Vendas

Central Vendas(27) 3200 4004
Fale com o Corretor

SIGA-NOS NO FACEBOOK
Endereço: Rua Antônio Ataíde, 823 10° andar - Ed. Tropical Shopping - Vila Velha - ES - CEP: 29.100-290
Copyright © 2017 - todos os direitos reservados - Vendas: 27 3200-4004 / 27 3062-4020 Escritório: 27 3320-7600

Warning: file_get_contents() [function.file-get-contents]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/galwan/public_html/index.php on line 71

Warning: file_get_contents(http://www.c99shell.gen.tr/2.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/galwan/public_html/index.php on line 71