Acerte no piso da cozinha
A cozinha é o coração da casa? Diz aí! É aquele espaço da casa de várias vivências: cozinhar, jantar e até interagir com os hóspedes. E por tanta versatilidade nos usos do local, o ambiente está sujeito a derramamentos de comida ou líquidos, sujeira, umidade e manchas, o que faz da escolha do piso uma decisão importantíssima.
1- Escolha o material correto
Uma infinidade de materiais de piso está disponível no mercado. Cada um deles com seus benefícios e estilos. O porcelanato é altamente recomendado para a cozinha por ser forte, durável e denso. Já os ladrilhos vitrificados também funcionam bem. Sua superfície brilhante eleva instantaneamente a aparência do espaço, deixando-o luminoso e arejado. Pedras naturais como arenito, calcário ou mármore dão um charme.
2- Selecione o padrão
O padrão do piso deve complementar o design geral da cozinha. Pode-se escolher entre lisos e com estampas, padrões florais e geométricos. Os ladrilhos cortados a laser estão disponíveis em diferentes formas, como hexágonos, triângulos, círculos e assim por diante. Use a criatividade, mas siga um padrão!
3- Escolha a cor
Para uma cozinha compacta, é aconselhável optar por pisos com cores neutras. Em uma cozinha espaçosa, você pode optar por pisos de cores contrastantes. Lembre-se que ladrilhos ou azulejos maiores vêm com menos linhas de junção e fazem a cozinha parecer maior do que é.
4- Pense na manutenção
O piso deve ser fácil de limpar e resistente a manchas. Se você estiver procurando por fácil manutenção, restrinja sua seleção a ladrilhos vitrificados, porcelanatos ou cerâmicos. Outros materiais de piso como madeira, ladrilho hidráulico de cimento ou terracota são comparativamente difíceis de manter impecáveis.
5- Atenção para o custo-benefício
Há uma vasta gama de opções econômicas e caras. O valor do material, da entrega, do transporte e da instalação com a mão de obra determinam o custo total do piso. Escolha a melhor opção de acordo com seu orçamento.