Sorria!
Uma casa super vigiada soa familiar pra você? ?
Estamos naquela época do ano em que só se fala dela, o reality show cheio de gente cercada de câmera pra tudo que é lado, sem escapar nenhum detalhe. Mas e a nossa casa? ?
Hoje é fato consolidado que não podemos abrir mão das câmeras de videomonitoramento, elas são parte fundamental da estratégia de segurança dos condomínios e casas. As câmeras ajudam a controlar a entrada e saída de pessoas e veículos; e a identificar pessoas envolvidas em conflitos, vandalismo e assaltos. ? ?
Se o seu edifício não possui este sistema (o que é quase impossível) ou você não conhece ainda, veja alguns pontos a observar para a garantir a eficiência na vigilância.
O sistema CFTV, um dos mais usados, merece destaque por ligar todas as ações implementadas na segurança eletrônica com a central. Isso ajuda na melhor captação de imagens e monitoramento de fluxo de pessoas em tempo real, trazendo maior identificação de atividades suspeitas. ?
O armazenamento de imagens é importantíssimo para manter uma operação de vigilância ideal. Muitas vezes, um carro arranhado, uma briga entre moradores ou um assalto podem passar despercebidos para a segurança, em um primeiro momento, mas podem ser solucionados com a recuperação do vídeo, que também irá ajudar a prevenir novas ocorrências. ▶️
O videomonitoramento também reduz o vandalismo nos condomínios, afinal, as câmeras inibem atitudes de moradores que queiram depredar a infraestrutura do local, o que traz economia na manutenção da área comum.
Vale lembrar que, seja qual for o sistema, o videomonitoramento precisa de manutenção constante para evitar surpresas desagradáveis, como uma câmera desligada justamente no local de um incidente. Segurança e manutenção andam lado a lado. ✅ ?